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processo de criação do design estratégico em ação

Descubra o que o design estratégico em ação faz pelo seu negócio

24/04/2020 - 3 min de leitura

Atuação do design estratégico cria soluções rentáveis para empresas se diferenciarem e gerarem lucro

Para continuarem vivas e lucrativas, empresas precisam se reestruturar de tempos em tempos. O design estratégico atua no âmbito dos negócios para criar soluções rentáveis e que gerem diferenciação. É um trabalho de repensar os processos de comunicação, organizacionais ou de estrutura para tornar os negócios viáveis independente do cenário em que se encontram.

É comum pessoas associarem design a marcas, embalagens, logotipos e afins. Não está errado, isso também é design, mas quando falamos em design estratégico a área de atuação engloba processos, estratégias e modelo de negócios. São um conjunto de ferramentas usadas para desenvolver soluções criativas em todas as áreas das organizações.

Para entender melhor a ação do design estratégico, pense o seguinte: as empresas precisam ser dinâmicas, correto? Precisam se adequar às diversas e constantes mudanças sejam elas de mercado, de hábitos de consumo, às transformações impostas pela tecnologia e tantas outras. Mas é muito difícil para elas encontrarem, internamente, o que precisam mudar e como inovar para alcançarem seus objetivos.

Como Simon (1981) bem conceituou, o design estratégico trata-se de um processo criativo que visa transformar situações existentes em situações preferidas. Ou seja, este serviço elabora o cenário desejável e projeta o caminho que vai levar a empresa aos objetivos pretendidos considerando os recursos que estão disponíveis.

Neste processo está uma das grandes diferenças do design estratégico em ação, que é a sua orientação para romper com as respostas padrão e normativas, é por isso que uma de suas principais características são as soluções inovadoras. Sabe o que é melhor? Qualquer empresa – grande, média ou pequena – pode e deve colocar o design estratégico em ação.

Alguns benefícios que o design estratégico pode trazer para o seu negócio:

  • Inovação
  • Potencial de diferenciação
  • Melhoria da gestão e redução de custos
  • Geração de lucro

Este trabalho possibilita que empresas repensem seus processos em forma de gestão, gerando mudanças operacionais e de entrega do produto ou serviço. É um ciclo completo – projetam-se as estratégias organizacionais enquanto são elaboradas as integrações entre produtos e serviços, e arquitetadas as interfaces de comunicação da organização (com o consumidor e com o público interno).

Todos esses ajustes contribuem para a diferenciação das organizações, mas além disso o design estratégico faz sua empresa se diferenciar por dois motivos principais: colocar o ser humano no centro de todo o processo e incorporar valores civis – expressando-os nas ações e no próprio sentido de existir das empresas.

As metodologias e ferramentas ajudam as organizações entenderem seus usuários, suas necessidades e seus desejos, criando experiências positivas sempre que o cliente interagir com a marca independente do canal que use para isso. A diferenciação das marcas também se fortalece porque elas encontram um propósito para existirem que vai além do vender um produto ou serviço. É a razão pela qual a empresa se torna importante e verdadeiramente útil para a sociedade.

Essa premissa de manter o ser humano no centro de tudo também vale com o público interno que participa de todo o processo, levantando questões, gargalos, sugestões e participando das fases de experimentação. Isso é o que permite o alto grau de adesão dos colaboradores às adequações necessárias. Nada é imposto, tudo funciona em co-criação.

Por fim, vale ressaltar que o Design Estratégico pode ser usado para garantir a viabilidade de empresas em cenários diversos, reestruturando o de modelo de negócios por meio de soluções inovadoras e integradas que permitem a continuidade de negócios.

Veja aqui, como podemos te ajudar a colocar o design estratégico em ação no seu negócio.

 

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