loader
pessoas colaborando com iniciativa de inovação social em jardim vertical

Inovação social: empresas lucrativas e com propósito

08/06/2020 - 3 min de leitura

Como o design pode colocar o seu negócio à serviço da sociedade com retorno financeiro.

Vivemos um período de grandes desafios que ameaçam nossa saúde e bem-estar financeiro. Nesses momentos de crise, muitas empresas deram alguns passos para trás no aspecto econômico, no entanto, estamos vendo o crescente o papel dos negócios na sociedade, deixando claro a importância da inovação social e mostrando que ela veio para ficar.

Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus, ficou evidente que o destino dos negócios e da sociedade está fortemente entrelaçado e, com isso, empresas de todos os portes precisam se questionar sobre qual o papel que podem desempenhar no fortalecimento e manutenção da sociedade. E acredite, é realmente possível que organizações privadas se beneficiem ao ajudarem a sociedade.

A inovação social nas corporações desenvolve soluções para aliviar problemas sociais que impactam a sociedade – desde a rede familiar dos colaboradores, a comunidade local, outras empresas ou até mesmo uma nação inteira. Nesse contexto, o design estratégico é um grande aliado por ser eficaz no desenvolvimento de serviços e produtos com impacto social positivo. Algo possível, inclusive, para pequenas empresas, como você vai comprovar a seguir.

Casos reais de inovação social em pequenas empresas

A inovação social corporativa engloba as várias maneiras em que empresas podem gerar impactos positivos. Durante a crise do COVID-19, tem-se observado o propósito das empresas se manifestando em três grandes áreas:

  1. Incentivo ao bem-estar mental
  2. Segurança financeira
  3. Apoio a outros negócios

Você deve estar pensando que isso é algo impossível de ser praticado pelos pequenos e médios negócios, o fato é que não é. Se não está aos seu alcance desenvolver iniciativas milionárias de suporte e ajuda como vemos diariamente nos noticiários, você pode usar a própria expertise da sua empresa a favor do próximo.

Uma outra maneira muito efetiva é por meio do coletivo. Formar redes colaborativas com outras empresas, buscar o apoio de iniciativas do terceiro setor e o envolvimento da sociedade. Essa opção tem grande poder de repercussão e engajamento.

Para provar que são iniciativas pouco onerosas e com muito valor, vamos compartilhar dois cases desenvolvidos aqui mesmo na THINK. O primeiro deles está associado ao incentivo do bem-estar mental das pessoas.

Exemplo de inovação social para o bem-estar mental

O projeto já existente POESIA DE RUA MS, que leva reflexão em forma de poesia para o cotidiano das pessoas, teve seu alcance prejudicado pela redução da circulação de gente nas ruas.

poesia de rua ms exemplo de inovação social

Distribuição gratuita primeiro livro Poesia de Rua MS

Para solucionar esse problema e pensando em aproveitar o tempo ocioso de quem precisou se manter em casa, usamos nossa expertise para movimentar uma campanha online de incentivo à leitura de poesias. A proposta consistia na leitura de uma poesia por dia e os participantes eram convidados a compartilhar suas escolhas diárias nas redes sociais por meio de vídeos e fotos. Os resultados foram muito positivos, entre os frutos que colhemos tivemos o reconhecimento da população e da imprensa, além de da satisfação interna de cumprir com o nosso propósito.

Inovação social em apoio a empresas

Com o crescente avanço do Coronavírus e as consequências negativas de diversas ordens para as empresas, iniciamos com a ajuda de alguns parceiros uma rede de fortalecimento dos negócios locais. O objetivo é empoderar empresas do estado e incentivar o consumo consciente da população de Mato Grosso do Sul.

Para colocar o projeto É DAQUI É DA GENTE em funcionamento usamos o nosso trabalho de designers e comunicadores para formatar a arquitetura do movimento. Também usamos nossa própria rede de relacionamento na busca dos parceiros e nosso know-how em comunicação para fazer com que o projeto ganhasse o estado.

Esse é mais um exemplo de que inovação social não precisa necessariamente estar atrelada a uma invenção ou tecnologias sofisticadas. Antes de mais nada, trata-se de empresas empenhadas em resolver problemas de comunidades e, como consequência, ganham valor de marca, visibilidade e fomento dos próprios negócios.

Como implementar inovação social

Nem sempre é fácil para empresas encontrarem ou desenvolverem iniciativas, projetos ou negócios com responsabilidade social principalmente visando a viabilidade econômica dos mesmos. O design estratégico centrado no ser humano pode colocar o seu negócio a serviço da sociedade e com lucratividade.

Empresas de comunicação e design são uma boa opção para um trabalho assertivo. É essencial que os profissionais envolvidos sejam comprometidos com a viabilidade dos negócios, tenham pensamento coletivo e que possam conectar as ideias a boas oportunidades.

Para entender mais sobre como funciona o design estratégico clique aqui.

4 # # #

Deixe um comentário


© 2020 TKDE - Todos os Direitos Reservados